segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mensagem do dia: Silêncio Impossível...

O progresso marcha sempre, às vezes lento, às vezes acelerado, mas ninguém o pode deter. É um processo natural da vida, que evolui sem nunca parar. O mesmo ocorre com a verdade. Não pode ser impedida de se mostrar.

Quanto mais lúcida a civilização, mais claro se apresenta o conhecimento da verdade. Expande-se e, mesmo quando sombreada pelos cúmulos dos preconceitos e dos comportamentos arbitrários, rompe o aparente impedimento e brilha com esplendor.

A verdade é única, embora, na maioria das circunstâncias, sejam conhecidas apenas algumas das suas faces. As palavras, não poucas vezes alteram-na, confundindo quem a busca, causando dificuldades e problemas em sua compreensão. Dela se utilizam todos os indivíduos conforme a estrutura mental e o interesse moral de cada um. Matam em seu nome.

Perseguem sob a sua bandeira. Deturpam-na, valendo-se de interpretações tendenciosas e preconceituosas. Todas as pessoas pretendem possuí-la e quando pensam serem capazes de detê-la, ou retê-la, eis que ela escapa e expande-se. Buscam asfixiá-la em um lugar e ela ressurge em outro. Imbatível, termina por impregnar as mentes e acolher-se nos corações. A verdade é transparente como a luz do amanhecer; é vida que nutre e pão que alimenta. Por isso é impossível o seu silêncio. Os homens, desde as mais remotas épocas temem-na, e por essa razão não costumam aceitá-la desnuda.

Iludidos, preferem recebê-la quando adornada de fantasias, de fábulas, ou de símbolos. Muitos ainda preferem ignorar a verdade, porque aceitá-la é verse na encruzilhada da decisão. Não mais se pode ser como antes, é necessário superar-se, aprimorar-se. Adiar a verdade significa prosseguir na ignorância, e continuar sofrendo.

Jesus afirmou que a verdade liberta. Liberta porque rompe algemas e dignifica, impondo, por conseqüência, responsabilidade e dever. Pedro e João conviveram com o Mestre Nazareno e dEle receberam o exemplo da verdade, expressa nas palavras e na conduta irrepreensível. Embora Pedro, vítima de sua própria fragilidade tenha negado o Cristo, mais tarde, sustentado pela verdade, reergueu-se e tornou-se seu embaixador.

João, por sua vez, sempre viveu a verdade de forma plena. Após a partida do mestre, João e Pedro, porta-vozes da Boa Nova, foram presos porque faziam o bem em Seu nome. Era mais uma tentativa dos poderosos de intimidar e sufocar a verdade. Mas para eles, Pedro e João, não mais importava perder o corpo. Eles já tinham consciência de que com a verdade ganhavam a vida.

E assim, não obstante todas as perseguições e ameaças que sofreram a partir daquele momento, mantiveram-se firmes, fiéis à verdade e ao exemplo de Jesus. A verdade expressada pelo Cristo, por meio de sua mensagem e pelo Seu exemplo de amor incondicional, persiste incorruptível apesar do tempo.

A verdade não se altera com a direção dos ventos ou com os interesses humanos. Ela resiste a tudo porque procede de Deus e a Ele conduz.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário