sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mensagem do dia: Um conto de Natal

Há muitos anos, Neimar de Barros visitou minha terra natal, Sant'Ana do Livramento. Fez uma palestra na igreja Nossa Senhora do Rosário, a qual minha família freqüentava. Na fria noite de um sábado de agosto, os bancos todos estavam lotados e ainda havia gente em pé ao fundo do amplo templo. Todos queriam ouvir o homem que escrevera o livro Deus Negro. E lá estávamos nós: meu pai, minha mãe e eu.
Ao entrar, sob acalorados aplausos, Neimar pediu silêncio e antes de iniciar o que iria falar naquela noite, disse: - Senhores, ao chegar aqui, encontrei um casal muito humilde. Eles são do interior, não têm parentes na cidade e vieram em busca de um emprego que foi prometido ao marido. Ela está grávida e eles não têm dinheiro para pagar um hotel. Precisam ficar na casa de alguém, até segunda-feira. Qualquer espaço serve. Quem de vocês poderia recebê-los?
Fez-se um silêncio profundo...
Lembro do olhar trocado entre meus pais. Ele ergueu a mão e disse que poderiam ficar na nossa casa.
Neimar olhava ao redor como se não tivesse visto o gesto e ainda esperasse pela manifestação de outra família. Ninguém mais levantou a mão. Então o palestrante virou-se para onde estávamos sentados e disse: - Após a conversa que terei hoje aqui, por favor, venham falar comigo.
Neimar discorreu sobre solidariedade, fé, amor ao próximo e muitos outros assuntos que aqueciam nosso coração e nos faziam pensar em como podíamos ser melhores. Sensibilizou com suas palavras até os corações mais duros.
Antes do final da palestra, chamou-nos até onde estava, abraçou-nos longamente e colocou-se entre nós.
Por fim, falou a todos os presentes: - O casal que lhes falei são Maria e José. Apenas esta família, entre tantas aqui presentes, acolheria o menino Jesus.
Nunca esqueci desse fato. Hoje me pergunto se eu seria capaz do gesto de meus pais...
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário